Câmara aprova requerimento para convidar a Vale para dialogar sobre ações preventivas no rio Parauapebas
![]() |
Vereador Elias da Construforte |
Ao usar a tribuna no dia 24 de agosto, o vereador demonstrou em seu discurso uma grande preocupação com a estiagem que impacta diretamente o abastecimento de água no município e destacou as operações no projeto de mineração Sossego que se encontra no entorno do rio Parauapebas.
“Inclusive fiz até um pré-convite para a mineradora Vale, grande parceira do município, para que ela nos apresente os planos de contingência em caso de acidente em suas operações, já que o projeto Sossego utiliza água do rio Parauapebas, e a sua captação é feita acima de onde o Saaep realiza a captação que abastece mais da metade da cidade”, explicou.
O Requerimento nº 32/2021 oficializou seu pedido à Mesa Diretora, que deve convocar, posteriormente, a Vale para dialogar sobre a pauta.
“É de extrema importância que possamos conhecer os planos de ação da empresa para o caso de algum acidente que contamine o rio, e também vamos discutir alternativas para garantir o abastecimento de água potável no período de estiagem”.
Elias citou como exemplo o impacto causado em uma represa pela ferrovia nas proximidades do Jardim Tropical. Para o vereador, uma das nascentes que a abastecia foi impactada, diminuindo muito seu volume de água, reduzindo a captação de água naquele setor, que precisa ser complementado com carros pipas.
Sempre atento as necessidades da população e do município, o vereador Elias deseja dialogar com a empresa para que junto ao governo municipal, possam resolver o problema de abastecimento de água no município e também ter a segurança de que em caso de acidente em algum operação da Vale, a vida do rio Parauapebas seja preservada.
0 Comentários