Festival do Peixe reafirma qualidade da produção de Parauapebas.

 Festival do Peixe reafirma qualidade da produção de Parauapebas.

Para reafirmar a qualidade da produção de peixe de Parauapebas, um grande evento foi realizado neste domingo, 26, na Feira do Produtor. Pela primeira vez, piscicultores, produtores, comerciantes, feirantes, empreendedores gastronômicos e o poder público se reuniram para promover o setor de piscicultura do município.

Foram assadas mais de duas toneladas de peixe, doadas por produtores como forma de assegurar a qualidade do alimento. Só o vereador Elias da Construforte (PSB), que é um dos maiores piscicultores do estado do Pará, doou meia tonelada da sua produção ao evento.

A ideia do Festival do Peixe surgiu como forma de protestar pacificamente contra as falsas informações divulgadas sobre a Sindrome de Haff, ou “doença da urina preta”, que prejudicaram o setor em diversos municípios paraenses. Só em Parauapebas, a comercialização dos pescados caiu 90%, afetando negativamente a economia local. Além disso, milhares de famílias que vivem da atividade tiveram suas rendas impactadas.

Para o vereador Elias, que defende os interesses da produção rural no legislativo, o evento também sinalizou a força do segmento. 

“Assim como em várias cidades, Parauapebas mostrou a força da piscicultura. Sentimos a necessidade de apoiar essa causa para mostrar que no nosso município, os produtores são sérios e comprometidos em produzir alimento de qualidade”, disse ele. 

Praticamente toda produção local de peixe é de cativeiro, ou seja, são animais que recebem tratamento adequado, com alimentação balanceada e acompanhamento técnico especializado. Em relação aos pequenos produtores, o executivo também fornece incentivos e supervisão durante toda a cadeia produtiva, garantindo segurança alimentar à população. 

“Espero que esse evento se repita mais vezes e seja inserido do calendário local para trazer mais oportunidades aos produtores de ampliar negócios e ter conhecimento das novas tecnologias para fortalecer a piscicultura do município”, concluiu.