Reunião entre poder público, produtores, comerciantes e consumidores de peixe busca alternativas para a crise no setor

 Reunião entre poder público, produtores, comerciantes e consumidores de peixe busca alternativas para a crise no setor.


Na noite desta segunda-feira, 20, ocorreu uma grande reunião na Feira do Produtor para tratar dos impactos negativos no setor da piscicultura após a notificação de casos da doença de Haff, popularmente conhecida como doença da urina preta, no país.

As informações desencontradas divulgadas pela mídia, criaram um medo generalizado na população que, de uma hora para outra, cortou de seu cardápio a carne de peixe.

Segundo o vereador Elias da Construforte, um dos maiores criadores de peixe do estado do Pará, não há motivo para pânico e a população pode e deve continuar consumindo os peixes comercializados em Parauapebas. No município, grande parte da produção é criada em cativeiro e os animais recebem alimentação balanceada. Além de ter acompanhamento técnico constante, o que garante sua procedência e qualidade.

A frente do encontro, o prefeito Darci Lermen anunciou aos comerciantes e produtores que o município vai liberar uma linha de crédito aos impactados, via Banco do Povo. Ele também garantiu que a prefeitura comprará a produção não comercializada dos últimos dias e que realizará uma grande campanha de conscientização sobre a segurança alimentar dos peixes criados em cativeiro.

No próximo domingo, 26, haverá uma grande Festa do Peixe, na Feira do Produtor.  Os vereadores Elias da Construforte e Zacarias Marques doarão 1 tonelada de pescado, que será assada e distribuída para a população. A iniciativa visa desmistificar os riscos de se consumir o produto.

Postar um comentário

0 Comentários