Elias da Construforte faz balanço do primeiro ano do seu segundo mandato

 Elias da Construforte faz balanço do primeiro ano do seu segundo mandato

Vereador Elias da Construforte
O vereador Elias da Construforte (PSB) apresentou um balanço sobre o primeiro ano do mandato 2021–2024 na sessão legislativa ordinária desta terça-feira, 14. Desde sua posse, o parlamentar foi autor de 40 matérias legislativas, que contemplaram a comunidade da zona rural e urbana do município.

Além disso, Elias esteve envolvido com a comunidade, ouvindo suas demandas e apresentando-as junto ao poder executivo. Um desses casos está relacionado ao saneamento básico, uma das principais reclamações dos eleitores durante a campanha. Após visitar e avaliar as condições dos serviços ofertados no município, o vereador se comprometeu em buscar soluções para melhorar o abastecimento.

Nesse sentido, para garantir mais água para população, Elias propôs ao governo municipal a perfuração de poços artesianos em localidades da zona rural e urbana, além da construção de mais reservatórios e outros serviços. As comunidades Albani e Alto Bonito, por exemplo, ganharam reservatórios novos, melhorando o abastecimento de mais de 350 famílias.

Outras ações, por intermédio das solicitações do vereador, motivaram mais melhorias promovidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). Somente este ano, a autarquia conseguiu bater o recorde na produção de água ao alcançar 77 milhões de litros tratados diariamente. Por outro lado, a instituição também iniciou uma série de mudanças e reestruturações administrativas, visando a padronização de rotinas, valorização dos servidores e relacionamento com o público.

Ações voltadas para o homem do campo 

Por ser um homem do campo, Elias também continuou seu trabalho, defendendo a produção rural do município — por entender que as cadeias produtivas de Parauapebas deves ser fortalecidas. É por isso que atuou na defesa dos agricultores, principalmente, durante a crise vivenciada pelo setor piscicultor devido ao surto da ‘doença da urina preta’.

Em contrapartida, Elias sugeriu ao poder executivo, inclusive, que introduzisse no calendário municipal os dias 'Festival do Peixe’ e 'Dia do Batedor de Açaí'. Ambos projetos se tornaram lei. O ‘Festival do Peixe’ ocorrerá, anualmente, no terceiro domingo de setembro. Já o ‘Dia do Batedor de Açaí’ será comemorado em 25 de agosto. Uma forma de valorizar os produtores que atuam nessas cadeias e ajudam a movimentar a economia local.

Ainda neste mesmo setor, Elias foi um dos co-autores da Lei n°5.027/2021 de 19 de novembro, sancionada pelo prefeito Darci Lermen, que regulamenta a aquicultura no município, um avanço para os pequenos piscicultores de Parauapebas.

Desse modo, com a lei, a criação de algumas espécies de peixes chamados exóticos, como tilápia e panga, estará liberada com a definição dos conceitos e desburocratização da atividade para o pequeno produtor. Antes o processo era difícil, pois o piscicultor precisava obter uma licença em Belém. Agora, os pequenos produtores que já criavam peixes em áreas de até cinco hectares, ficam dispensados da exigência de licenciamento ambiental.

“É preciso pensar no coletivo e ouvir realmente as demandas da comunidade. Eu me proponho a continuar honrado a confiança dedicada a mim, em busca de defender a população e suas necessidades, seja na zona urbana ou rural”, reafirmou o vereador Elias.

Postar um comentário

0 Comentários