Elias da Construforte propõe adoção de medidas para garantir segurança hídrica em Parauapebas
![]() |
Vereador Elias da Construforte |
Na sessão legislativa que ocorreu nesta terça-feira, 5, o vereador Elias da Construforte (PSB) propôs ao executivo municipal a promoção de planejamento e novas alternativas de captação de água em Parauapebas.
Para o vereador, o município deve se preparar para prover alternativas à produção de água para a população, além de criar estratégias para garantir a proteção do principal manancial da cidade: o rio Parauapebas.
Segundo o vereador, há uma preocupação diante do cenário atual em que se encontra o rio, que ainda tem como agravante da existência da barragem de rejeito da mineradora Vale que fica acima da atual captação que abastece a comunidade local. No entanto, o mesmo manancial também é um dos recursos utilizado pela produção minerária.
“Se continuar como está, em pouco tempo, não terá água suficiente para atender plenamente a população. Além disso, ainda há o risco de uma eventual ruptura da barragem localizada no entorno do rio, e que pode causar grandes prejuízos, comprometendo totalmente o rio Parauapebas que corresponde aproximadamente 80% do abastecimento da cidade”, explicou Elias.
A indicação propõe que o poder executivo haja para garantir a segurança hídrica no fornecimento de água, sendo que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep) possa adotar medidas urgentes para promover planejamento e novas alternativas de captação de água nos mananciais próximos, tais como: Bacia Lageado, Bacia do Rio Verde, Bacia do Rio Gelado, Bacia do Ilha do Coco, para que ocorra o curso do abastecimento ao rio.
A proposta foi aprovada por todos os vereadores presentes e segue para apreciação do poder executivo.