Construção do Centro de Referência de queimados é indicado por Elias da Construforte

 Construção do Centro de Referência de queimados é indicado por Elias da Construforte

Vereador Elias da Construforte 

Com o intuito de promover atendimento essencial às pessoas vítimas de queimaduras, o vereador Elias da Construforte (PSB) solicitou na sessão ordinária desta terça-feira, 29, por meio da indicação número 509/2022 a construção de um Centro de Referência de Queimados, no município. 

Em sua justificativa, Elias explicou que segundo o Ministério da Saúde, anualmente, pelo menos um milhão de pessoas sofrem queimaduras no país e  maioria delas acontecem em casa em razão de líquidos inflamáveis,  explosão de botijão de gás, fiação elétrica precária, dentre outros. 

Dados da secretaria municipal de Saúde de Parauapebas chamam bastante atenção pelo aumento de casos nos últimos anos em nossa cidade.

"Esses acidentes têm elevado a procura por esse atendimento seja ele de baixa, media ou alta complexidade aos pacientes vítimas de queimaduras. 

Caso como o do seu Raimundo Nonato Jansen e de sua esposa, Talita Aline da Silva, ela que veio a óbito após ter 90% do corpo queimado, em incêndio ocorrido na quitinete em que moravam do bairro Cidade Jardim", relembrou o vereador.

Infelizmente o município não tem um centro de saúde especializado para esse atendimento, precisando referenciar seus pacientes ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, cerca de 700 quilômetros de distancia, o único de referência em traumato-ortopedia e queimados na região Norte.

O Centro de Referência de Queimados, sugerido por Elias da Construforte deverá contar com sala de atendimento de emergência; ambulatório para casos agudos, com seguimento até a cura; centro cirúrgico com equipamentos de última geração; UTI; quartos de isolamento e enfermarias com leitos, para que haja a internação tanto de adultos como crianças em fase aguda da queimadura, com uma equipe altamente especializada composta por médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, especialmente habilitados para o tratamento eficaz e humanizado dos pacientes.

Diante da relevância e urgência do município em disponibilizar um serviço tão essencial para salvar vidas, a proposição foi aprovada por todos os presentes e segue para apreciação do gestor municipal.

Postar um comentário

0 Comentários