Depósito de lixo eletrônico para as escolas municipais é proposta por Elias da Construforte
![]() |
Vereador Elias da Construforte |
Na sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Parauapebas, nesta terça-feira, 8, o vereador Elias da Construforte (PSB) apresentou a indicação número 495/2022, solicitando ao governo municipal que instale pontos de coleta para pilhas e lixos eletrônicos nas escolas da rede municipal de ensino.
O objetivo é garantir que haja descarte correto desses resíduos, já que o lixo eletrônico possui em sua composição diversas substâncias altamente tóxicas e contaminantes que afetam o meio ambiente.
Segundo o vereador, resíduos como celulares, eletro portáteis, equipamentos de informática, pilhas, baterias e outros equipamentos eletrônicos sem utilidade que muitas vezes são jogados no lixo comum, teriam um local apropriado para descarte com destinação futura correta, preservando o ecossistema.
“Sendo assim, para facilitar o descarte regular e correto desses materiais, e proporcionar a ampliação da conscientização ambiental em Parauapebas, torna-se imprescindível, a implementação de pontos de coleta de resíduos eletrônicos. Sugeri as escolas por estarem presentes tanto nas zonas urbana e rural, sendo capazes de contemplar toda a população”, explicou Elias.
Segundo a proposição, a meta inicial é coletar toneladas de dispositivos eletrônicos, pilhas e baterias nas escolas da rede pública de ensino, onde futuramente, possibilitará desenvolver programas educacionais, além de proporcionar menor poluição causada pelo descarte irregular dos resíduos.
Diante da importância do tema, a indicação foi aprovada por unanimidade e segue para apreciação do governo municipal.
0 Comentários