Parauapebas poderá ter um Centro de Especialidades Odontológicas

 Parauapebas poderá ter um Centro de Especialidades Odontológicas

Vereador Elias da Construforte 

Pensando em melhorar o acesso da população a procedimentos odontológicos de qualidade, o vereador Elias da Construforte indicou ao poder executivo a construção de um Centro de Especialidades Odontológica. A indicação Nº 020/2022, foi realizada durante a sessão ordinária desta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Parauapebas.

Na visão do vereador, o município tem suporte para a adequação desse serviço para o pleno atendimento da saúde bucal dos cidadãos. A unidade ficaria responsável por disponibilizar procedimentos odontológicos especializados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), devendo realizar o diagnóstico bucal, periodontia especializada, cirurgia oral menor, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Por outro lado, o município continuaria a manter e disponibilizar os serviços odontológicos primários nas Unidades Básicas de Saúde.

“Entendo que seja de máxima importância, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer bucal, tendo em vista que proporciona, inclusive, condições de tratamento e melhoria da qualidade de vida dos pacientes que necessitam deste atendimento. Os serviços na rede privada são caros, dificultando o acesso de quem não tem condições financeiras de arcar. Já o serviço atual, possui suas limitações também”, explicou o vereador Elias.

Segundo as informações do portal da saúde no site do governo federal, é totalmente viável que o município possa implantar um CEO. Tendo o interesse, o prefeito deverá apresentar sua proposta à Comissão Intergetores Bipartite - CIB do respectivo Estado, indicando se o pleito é para CEO Tipo 1 (com três cadeiras), CEO Tipo 2 (com quatro a seis cadeiras) ou CEO Tipo 3 (com sete ou mais cadeiras). Caberá às CIB´s, caso aprovem a proposta, encaminhar solicitação de credenciamento dos CEO ao Ministério da Saúde para apreciação e formalização em portaria específica.

A indicação foi aprovada pelos demais vereadores e encaminhada para aprovação do prefeito Darci Lermen.